Borda do Brasil – Brasil/ Uruguai

No feriado de 7 de setembro, percorremos um roteiro inédito na fronteira Brasil/ Uruguai, intitulado “Borda do Brasil”.

O Roteiro

 O roteiro Borda do Brasil foi construído por muitas mãos e cabeças cheias de ideias.

O Rui e a Miriam tinham visitado a Ferradura do Vinhedos em Livramento. Nós, conhecemos bem a região do pampa por conta de um trabalho incrível que realizamos por lá.

Daí foi só juntar tudo isso, colocar no gps, traçar o roteiro e ir conferir ao vivo. O Rui e a Miriam fizeram o levantamento e vieram cheios de novidades.

Mais alguns ajustes e nosso roteiro inédito pela “Borda do Brasil” estava pronto. 

Era apresentar para o público e ver se teria aceitação, afinal a região do pampa é pouco conhecida e divulgada.

Comboio Formado

Para nossa feliz surpresa, em poucos dias o comboio estava formado. 

   

21728654_1085665928232307_935762936465343180_o Borda do Brasil - Brasil/ Uruguai
Comboio Borda do Brasil

 

Era hora de pegar a estrada e curtir esse novo roteiro com um comboio muito especial.

Primeira parada Rincão do Inferno, um cânion no meio do pampa. Caminhada puxada com direito a ar rarefeito, uma cortesia do Sandro e da Paula.

21728640_1085665394899027_1963204116064465640_o Borda do Brasil - Brasil/ Uruguai
Rincão do Inferno

Chegamos em Bagé onde o Ricardo e Sila nos receberam com deliciosa comida e muita conversa.

Na manhã seguinte era hora de desenhar com nossos carros a linha de fronteira Brasil/ Uruguai.

O primeiro marco anunciava que estávamos no lugar certo e que dali para frente eles (os marcos) seriam nossos parceiros de estrada.

Conforme íamos avançando nos admirávamos com a paisagem, cemitérios abandonados, casarios de época e campos a perder de vista. 

Chegamos a Livramento já era início de noite, estávamos cansados mas cheios de histórias para contar.

Acordamos  e seguimos para a Ferradura dos Vinhedos. Foi lá, que conhecemos dois lugares encantadores: Olivo Pampa e Pueblo Pampeiro.

Olivo Pampa

Olivo Pampa um lugar encantador. Campos cobertos de Olivas aos cuidados de uma família que se dedica as oliveiras e ao azeite.

Ali, aprendemos muito sobre a arte de fabricação do azeite, tipos, pureza, sabor, aroma … nos deliciamos com o que fazem e a forma como fazem.

Durante uma conversa com os proprietários descobrimos que Fernando (peruano, filho de médico) e Cibele (paulista, filha de engenheiro civil) aprenderam a amar a terra com o tempo.

Hoje, vivem na Olivo Pampa, ali encontraram qualidade de vida. Não trocam esse lugar por nada. Sua paixão pelas olivas e pela terra é inspiradora e contagiante.

21731809_1085664604899106_8722906746273451825_o Borda do Brasil - Brasil/ Uruguai
Olivo Pampa

 

Pueblo Pampeiro

Pueblo Pampeiro nos deixou sem palavras.

Conhecemos a vinícola Pueblo Pampeiro por intermédio de Ivane Fávero, presidente da associação internacional de enoturismo, apaixonada por vinhos e turismo. Em seu blog Viajante Maduro ela dá muitas dicas sobre viagens, vinhos e muito mais.

No intervalo de uma reunião de trabalho, a Ivane nos falou sobre uma vinícola charmosa em Santana do Livramento, um lugar diferenciado que produzia um saborosíssimos vinho fortificado. Na época ficamos super curiosos para conhecer e na primeira oportunidade entrou em nosso roteiro.

Pueblo Pampeiro foi a vinícola escolhida para visitarmos no roteiro “Borda do Brasil”. Por que desta escolha? Porque optamos sempre por conhecer lugares fora dos roteiros convencionais. Acreditamos que os lugares consagrados, de fácil acesso podem ser visitados sem a gente. Curtimos o novo, o inusitado, o surpreendente.

Pueblo Pampeiro foi tudo isso e muito mais.

Num distrito chamado Pampeiro, existe um lugar florido, cercado de verde. Um lugar de muitas cores, onde se fabrica vinho e se sente a vida que existe ali.

Seus proprietários: Cintia, Marcos e Javier  recebem os visitantes como quem recebe um amigo. Percebe-se o carinho em cada detalhe: nas alfazemas que decoram a mesa, nas águas saborizadas, nas explicações, no sorriso…

21740078_1085670591565174_3115509197659820756_n Borda do Brasil - Brasil/ Uruguai
Detalhe Pueblo Pampeiro

Degustamos os vinhos da casa e deliciosas tábuas de frios e quando achávamos que estava tudo ótimo, veio o almoço e que almoço! Assado de tira, linguiça, saladas e sobremesas de fazer qualquer um se entregar a gula.

Na pausa pós almoço, a Cintia nos apresentou o projeto Pueblo Pampeiro. Um projeto de vida que exige muita dedicação, perseverança e sonho. Um projeto que carrega a seguinte frase: ” A Sofisticação está na Simplicidade”. Escutamos a frase e nos identificamos na hora. Então ela concluiu dizendo: “Onde termina o asfalto começa a vida” (fazendo menção a nossa frase) e que Pueblo Pampeiro era um lugar para pessoas especiais e que estávamos ali por isso. 

Fizemos um passeio pela propriedade e chegou a hora da despedida. Muitos abraços, promessas de retorno breve e uma frase:

“Se o PhotoTrilha fosse um vinho seria Pueblo Pampeiro.”

Deixamos Pueblo Pampeiro revigorados, felizes e com a certeza de que nada é por acaso.

 

Borda do Brasil

Viajar é conhecer novos lugares, pessoas, culturas, é transpor limites. 

Esta viagem pela Borda do Brasil, pelo limite do nosso país com o Uruguai nos trouxe muitas reflexões, aprendizados e alegrias.

Refletimos sobre nossos limites. Limites de tempo, horários, tarefas e o quanto isto nos leva a privações. Convivemos menos, ouvimos menos, sentimos menos. E as vezes ficamos na borda, no quase. Quase fomos, quase rimos, quase amamos. 

Aprendemos que a simplicidade é tudo. Que ser simples não é sinônimo de carência, mas de suficiência. Ser sofisticado é ser simples. E qualidade de vida é amar o que se faz. 

Nos alegramos com cada momento que vivemos na Borda do Brasil.

A experiência de dividir a Monga com a companhia carinhosa e divertida do Getúlio e da Gladis,  dez horas de viagem que passaram rápido demais.

As sonoras risadas das histórias contadas sem qualquer receio.

A oportunidade de não se preocupar com o tempo que se leva. Pois daqui não se leva o tempo.

A Borda do Brasil se encerrou com o entardecer no Cerro Paloma. Imagem linda e mais uma brincadeira: a pose da Liga da Justiça… que viagem!!!

21743638_1085661698232730_2087429153216375031_o-1 Borda do Brasil - Brasil/ Uruguai
Liga da Justiça- Cerro Palomas

Confira as fotos deste roteiro AQUI!

 

 

Comments

comments

Paula Segalla

Professora de ensino fundamental, vem fotografando profissionalmente desde 2012. Adora acampar e prefere banhos de rio aos de mar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: