Cânion Jozafaz , uma GastroAventura!

No último final de semana conduzimos um grupo por uma deliciosa aventura, uma GastroAventura ao Cânion Josafaz.

Aventura

Quem já se aventurou pelos Cânions gaúchos, já ouviu falar do destemido Josafaz, um Cânion inóspito e de difícil acesso.

O Cânion Josafaz é o maior cânion da região dos Aparados da Serra, com aproximadamente 16km de extensão e está além dos limites dos dois Parques Nacionais dos Aparados, localizado a 68 km de Cambará do Sul, pertencendo ao município de São Francisco de Paula.

Durante nosso passeio veio a pergunta do significado do nome Josafaz, pesquisamos e não encontramos nenhuma referência. Quem souber e quiser nos ajudar, escreve aí nos comentários.

Deixamos a Rota do Sol e seguimos por uma “picante” estrada de terra. Conforme avançávamos as condições da estrada pioravam. 

Primeira parada, Cânion Pedras Brancas. Um charmoso cânion com uma linda cachoeira e uma vista incrível. Alguns relatos de quem já fez esse roteiro nos leva a acreditar que boa parte dos grupos que tentaram chegar ao Josafaz, na verdade foram apenas até o Pedras Brancas. O trajeto até ali já é um sufoco e pensa-se ter chegado ao fim. 

DJI_0001.MOV.00_04_57_04.Still002 Cânion Jozafaz , uma GastroAventura!
Cânion Pedras Brancas

Alguns minutos de descanso e seguimos, afinal a expectativa era grande e a estrada um desafio. 

Percorremos os mais longos 5 km com muita erosão e terrenos alagados. Mas fomos na manha, ou como o André gosta de dizer “na elegância”, pouca força e muita habilidade.

Por fim, chegamos ao suntuoso Josafaz. Lindo e selvagem, com suas águas geladas que desafiaram os mais corajosos a molhar alguma parte do corpo, ou quem sabe um mergulho. Sim, houve mergulho!

Hora de descansar e saborear o Fondue!

GastroAventura

Estamos sempre pensando em inovações, em proporcionar aos que integram nossos comboios novas experiências e boas memórias. Ideias não faltam e quando junta os quatro: André, Paula, Rui e Míriam a coisa vai longe e acaba em pizza ou café…kkkk.

Foi então que veio a ideia de fazer um roteiro com uma pegada gastronômica, nascia então o termo “GastroAventura”, que teria sua estreia no “Fondue com Cânion”.

Nossos parceiros, experts em gastronomia a Laura e o Fernando (da Box Zero 8, o responsável pela repaginação da Monga nesta versão Branca sem ferrugem, ovinhos e amassões) toparam o desafio de bolar a logística desta aventura gastronômica.

E foi assim, no meio do nada e do tudo, afinal borda de cânion é tudo que tem de mais lindo, uma mesa com flores, toalhas brancas e taças foi surgindo enquanto o sol se posicionava como se estivesse espiando o que acontecia por ali. Se o sol ficou admirado, nós em terra estávamos chocados. Cenário perfeito, para um dia perfeitamente lindo, com pessoas perfeitamente sintonizadas com o lugar que estávamos. 

Por alguns instantes ficamos apenas admirando aquele momento, único e inacreditável. 

Lindo estava, mas e gostoso? O fondue não estava gostoso, ele estava divino. Foi uma sequência de hummm, hummm… 

O sol se despedia e o fondue de chocolate também.

1X8A9281.MOV.16_15_32_08.Still001 Cânion Jozafaz , uma GastroAventura!
Pôr do Sol no Josafaz

Hora de recolher tudo. Deixamos o lugar como se nunca tivéssemos passado por ali. Dali só levamos as imagens e a memória de uma deliciosa GastroAventura.

E a volta?

A volta foi show! Trilha noturna, com muito bom humor, parceria e vários pedidos de “Apaga o farol aí, que queremos ver o céu estrelado.”

E como estava lindo!!!!

Despedidas e um até breve, porque gente que curte estrada é assim: tem um tréco se fico muito tempo longe dela.

Uns seguiram para casa e outros, assim como nós que não perdemos uma chance de dormir em barraca, passamos a noite acampados em Cambará.

Agradecemos de coração todos que dividiram conosco estes momentos de GastroAventura.

Confere AQUI as fotos deste dia incrível!!!

Comments

comments

Paula Segalla

Professora de ensino fundamental, vem fotografando profissionalmente desde 2012. Adora acampar e prefere banhos de rio aos de mar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: