Serra da Canastra/ MG – Dias de Encontro

Fomos para a Serra da Canastra/ MG e lá vivemos dias de Encontro.

 

A Viagem

A Serra da Canastra sempre foi um destino muito desejado por nós. Bastou um convite da Camping’s World para pegarmos a estrada.

Confesso que não foi nada fácil a saída, às vezes quando nos preparamos para viajar parece que os problemas se agarram na gente. Por fim, conseguimos nos liberar já era meio de tarde. 

Talvez fosse melhor esperar e sair no outro dia bem cedo. Outro dia? Que nada, pegamos a estrada assim mesmo.

A noite chega. Parada em Itapema/SC para pegar uma pizza. Como é bom comer pizza no carro! 

Paramos quando o cansaço bateu, estávamos na Represa do Capivari, quase São Paulo. Dormimos na Monga, noite tranquila.

Acordamos cedo com pizza dormida de café da manhã. 

Paramos para revisar o Freddie ( nosso drone) em Campinas. Acabamos nos liberando tarde. Voltamos para a estrada com um objetivo: passar a noite na Serra da Canastra.

Na madrugada, chegamos na Pousada Camping da Crioula, abrimos a barraca e dormimos imaginando as paisagens que a noite escondia.

Cachoeira Casca Danta

Acordamos com o canto das cigarras e a movimentação do camping. Algumas pessoas já estavam lá para o 14º Encontro da Camping’s World, outras tantas chegariam durante o dia.

A abertura estava prevista para a noite, por isso aproveitamos o dia para sair e conhecer um pouco a Serra da Canastra e seu principal cartão postal, a Casca Danta.

Nos preparávamos quando uma voz muito familiar, pelas conversas no  whatsapp, nos enche de alegria.

Caminhando em nossa direção vinha a Ilka ( proprietária da Camping’s World). Que maravilha conhecê-la pessoalmente ( só não precisava ser de pijama)!  Em poucas palavras nos sentimos muito acolhidos. Na sequência, um abração de boas vindas do Douglas (marido da Ilka) selava uma amizade que estava só começando.

Deixamos o camping e fomos explorar um pouco a Serra da Canastra. Objetivo do dia: visitar a Casca Danta.

cach_1X8A2108-1 Serra da Canastra/ MG - Dias de Encontro
Casca D´Anta

Percorremos as estradas de terra da serra, paisagens lindas, muitos pássaros… Depois de uma curva, Ela:  a Cachoeira Casca Danta. 

 A Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra, está localizada dentro da área do Parque Nacional. Pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.

A Cachoeira tem queda livre de 186 metros. O nome vem da árvore Casca D’Anta que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal  anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.

Chegamos a portaria do parque e de lá seguimos por uma trilha à pé. Depois de alguns minutos de caminhada estávamos diante da primeira grande queda do “Velho Chico”.

Encontro Camping’s World

A noite chegou e com ela o início do Encontro. 

O Encontro promovido pela Camping’s World é algo difícil de se explicar. São dias que não são para ser contados, mas vividos.

Vivemos intensamente estes dias. Apreciamos a natureza andando em comboio. Ouvimos histórias e contamos tantas outras.

 

1X8A2370 Serra da Canastra/ MG - Dias de Encontro

Conhecemos pessoas inspiradoras. Viajantes que rodam o mundo a procura de paisagens, de lugares, de vivências e convivências. Pessoas que se encontram. Pessoas que dividem o que tem e até o que não tem. Pessoas que transformam momentos difíceis de suas vidas em amor pelos outros. Pessoas que nunca estão e nem estarão sós. Pessoas que nos fazem acreditar que tudo é possível. 

Todas essas histórias reunidas entorno de uma cabana … ou seria uma casa na árvore… quem sabe uma tenda? Um hotel, pousada…. Onde ficaria? Na serra, na praia, no campo?

Todas essas histórias possuem um ponto comum: um lar que fica um nível acima, que te abriga onde tu quiser, com muitas vistas: cânions, cachoeiras, serra, mar…

Quem imaginaria que uma barraca automotiva seria capaz de mover a vida das pessoas? 

7G9A5560-1024x576 Serra da Canastra/ MG - Dias de Encontro

Ficamos imaginando a Ilka e o Douglas, donos da Camping’s World, olhando tudo isso. Deve dar um orgulho danado fazer parte de tantas histórias, de tantos sonhos, de tantas conquistas.

Nós não trocamos nossa barraca de teto por nada, mas somos capazes de largar tudo para pegar a estrada com ela e a Monga.

Essas barracas são como portais que separam mundos e unem pessoas. 

Serra da Canastra

A Serra da Canastra foi um capítulo a parte desta nossa viagem cheia de Encontros. 

Conhecer a nascente do Rio São Francisco foi de arrepiar. Subir a Babilônia e a própria Serra da Canastra é uma experiência única.

Sua imensidão faz com que nos sintamos pequenos e parte. E como é bom se sentir parte do planeta, estar em sintonia.

Nos despedimos da Serra da Canastra pela parte de cima. Percorremos aquela estrada apreciando cada detalhe: a vegetação, as rochas desenhadas pelo vento, as quedas d’água, os pássaros. Por vezes paramos apenas para contemplar. Nos apaixonamos pela Serra da Canastra. 

E foi nos seus últimos 7 km  que um de nossos desejos de longa data se realizou: um simpático Lobo Guará nos esperava na estrada. A emoção tomou conta da gente, por instantes nossos olhares se cruzaram e cada um seguiu seu caminho. Assim, simples do jeito que a vida deve ser.

1X8A2358 Serra da Canastra/ MG - Dias de Encontro
Serra da Canastra – Paula Segalla

Esse foi o último dos muitos presentes que a Serra da Canastra nos deu.

 

Dias de Encontro

Da Serra da Canastra até o Rio Grande do Sul tem estrada pra caramba, horas e horas de muito papo dentro da Monga. 

Revivemos nossos dias muitas vezes. Rimos muito e filosofamos pra dedéu… e se tivéssemos que resumir esses dias em uma palavra. A escolhida seria: Encontro.

Foram dias de Encontro.

Encontro com a natureza, com pessoas que vibram na mesma frequência.

Encontro de histórias e de sonhos.

Como se cada um fosse um pedacinho de lona que foi sendo costurado um ao outro. No final deste encontro, está grande lona  se transformou num abrigo, num lar ou quem sabe numa barraca de teto… Que nossas histórias e o que aprendemos nestes dias pegue a estrada e que em cada parada possam espalhar a contagiante alegria que temos em viver. 

Vida longa aos Encontros… em especial ao Encontro Camping’s World. 

Confira as fotos AQUI!

Comments

comments

Paula Segalla

Professora de ensino fundamental, vem fotografando profissionalmente desde 2012. Adora acampar e prefere banhos de rio aos de mar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: